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5 poses de ioga para superar a ansiedade e ataques de pânico

Você sabia que as asanas da ioga podem ajudar a superar a ansiedade e acalmar nossos ataques de pânico? Sim, se você tem se sentido oprimido e ansioso e deseja se livrar da mesma, então você pode recorrer à ioga. Com a ajuda de técnicas de ioga e respiração, pode-se ativar o sistema nervoso parassimpático e sua ativação ajuda a relaxar e acalmar nosso corpo e mente. As tensões musculares também são relaxadas. Além disso, a liberação de endorfinas, conhecidas como hormônios da felicidade, melhora nosso humor e alivia a ansiedade e os sinais de estresse.

Continue lendo para saber quais são as melhores posturas para aliviar a ansiedade:

1. Postura do arco (Dhanurasana)



A postura do arco ou Dhanurasana inclui ombros, tórax e pescoço, entre outros. Ajuda a fortalecer os músculos abdominais e as costas. Além da ansiedade, este asana de ioga irá aliviar problemas de saúde como prisão de ventre, doenças respiratórias, problemas leves nas costas e fadiga, entre outros. Pessoas que devem evitar: pacientes com pressão alta ou baixa, enxaqueca, insônia, pacientes com lesões nas costas ou pescoço. Confira o vídeo tutorial para saber as etapas.

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2. Postura de ponte (Setu Bandhasana)

Melhor circulação sanguínea, melhor digestão, acalmar a mente e aliviar o estresse e leve depressão são alguns dos benefícios do asana. Posturas de backbend ajudam o corpo a se energizar e rejuvenescer. Certifique-se de manter a posição por 30 segundos a 1 minuto. Se você está sofrendo de lesão no pescoço, tente evitar este asana. Confira o tutorial em vídeo para obter mais informações e etapas.

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3. Postura sentada com flexão para a frente (Paschimottanasana)

Com a ajuda deste asana, pode-se enfrentar a mente distraída. Se você tem asma, diarreia e lesões nas costas, deve evitar fazer esta postura específica. A postura ajudará a alongar a coluna, os ombros, os tendões da coxa, aliviar a dor de cabeça, ansiedade e problemas digestivos também.

4.Posição da equipe (dandasana)

Não se deve fazer este asana se tiver alguma lesão no pulso ou na região lombar. Além de aliviar a ansiedade, o mesmo auxilia no fortalecimento da musculatura das costas, alonga os ombros e o peito e auxilia na melhora da postura. Confira o vídeo para saber mais e como fazer o mesmo.

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5. Postura em ângulo delimitado (Baddha Konasana)

Com a ajuda da postura angular limitada, conhecida como Badhha Konasana, pode-se dizer adeus à depressão, ansiedade e fadiga. Também ajuda as pessoas com pés chatos, hipertensão e asma. PAs pessoas que sofrem de lesão na virilha ou no joelho podem evitá-lo. Siga o vídeo tutorial mencionado abaixo para saber como fazer.

NOTA: Consulte o seu médico e preparador físico antes de começar a fazer qualquer uma das posturas. Além disso, certifique-se de praticar os asanas sob a supervisão de um professor de ioga experiente.