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Sementes de Chia vs Sementes de Manjericão: Qual a diferença, perfil nutricional e como incluí-lo na dieta

As sementes de chia e manjericão, ultimamente, tornaram-se um dos alimentos mais comentados nos círculos de saúde, pois essas sementes trazem vários benefícios à saúde. No entanto, muitas pessoas ainda pensam que são iguais e a confusão é por causa de sua aparência semelhante. São dois tipos diferentes de sementes e hoje, estamos falando em detalhes sobre as duas sementes populares.

Como saber a diferença entre os dois?

Enquanto as sementes de Chia são de formato oval, as sementes de manjericão se parecem com um minúsculo arroz de capim. Sobremergulhadas em água, as sementes de chia levam cerca de 30-40 minutos para absorver a água, enquanto as sementes de manjericão ou sabja incham com o tempo. As sementes de chia não têm sabor próprio e por isso podem ser adicionadas em qualquer prato. Por outro lado, as sementes de sabja têm um sabor suave de manjericão e são utilizadas principalmente em bebidas. A semente de Chia é nativa do México e não tem um nome indiano, enquanto as sementes de manjericão são nativas da Índia e são conhecidas como sabja e também Tukmeria. Para os unversed, as sementes de chia podem ser consumidas cruas ou embebidas, enquanto as de manjericão só podem ser consumidas depois de embebidas.Deixe as sementes de sabja de molho por cerca de 15 minutos e depois de algum tempo, as sementes crescem aproximadamente o triplo de tamanho. e terá consistência gelatinosa.

Por falar no perfil nutricional, as sementes de chia são embaladas com diversos nutrientes antioxidantes, fibras, cálcio, proteínas, ômega 3 e muitos outros nutrientes. Por outro lado, as sementes Sabja contêm cálcio, magnésio, ferro, fibras e propriedades anticancerígenas, entre outras. Deve-se incluir na dieta alimentar, pois a mesma traz muitos benefícios à saúde como desobstrução das artérias, auxilia na digestão, ótimo diurético, regula a evacuação e reduz o calor corporal entre outros. Para os não-versados, o alto teor de fibras das sementes de manjericão pode levar a efeitos colaterais como inchaço e é por isso que o ideal é aumentar gradualmente a ingestão de sementes de manjericão.

Chegando às sementes de chia, o mesmo ajuda a baixar os níveis de triglicerídeos mais elevados, promove a perda de peso e a saúde do coração, ajuda a manter a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue normais e promove energia entre outros. Pode-se usar sementes de manjericão ou sementes de sabja na falooda, bebidas refrescantes e sementes de chia podem ser usadas em diversos pratos como pudim, smoothies, aveia, salada, geléia e sobremesas entre outros.