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Uma tigela de grãos reconfortante depende de uma técnica surpreendente para o kasha mais fofo

Este prato serve de base para mim de várias maneiras, oferecendo um antídoto para o mundo frenético lá fora, mesmo que apenas por um tempo. Isso me transporta para o conforto aconchegante da cozinha da minha avó do Leste Europeu, onde ela costumava jogar kasha e cebolas douradas com massa gravata borboleta para fazer vernizes kasha. A essência terrosa desta refeição-em-uma-tigela é aterradora em si mesma, com a nozes profundas do grão, aroma turfoso de cogumelos salteados, nota de base de cebola e sussurro de ervas gramíneas. Coberto com um ovo com gema escorrendo, é uma refeição centrada com confiança no meu caminho, celebrando a comida que é supremamente nutritiva e deliciosa.

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Embora você possa usar qualquer número de grãos diferentes aqui (bulgur com gosto de nozes, aveia cortada em aço ou cevada funcionariam bem, cozidos de acordo com as instruções da embalagem), vale a pena pegar um pouco de kasha se você não tiver algum em seu despensa já. Kasha é trigo sarraceno torrado que, apesar do nome, não é um tipo de trigo, mas uma semente sem glúten que cozinha como um grão e é tradicionalmente usada como tal. O sabor e aroma tostado da Kasha são intensos da maneira mais atraente e memorável. É uma fonte de alimentação nutricional também - rica em proteínas, fibras, minerais e fitonutrientes que protegem a saúde.

As instruções no pacote de kasha que comprei dizem para fervê-lo, que é o que minha avó fez, mas depois de comparar isso com o método do forno sugerido no maravilhoso livro de Darra Goldstein Além do Vento Norte , Eu estava completamente conquistado. Torrar o kasha em uma frigideira e depois assá-lo em uma caçarola produz um grão muito mais saboroso e fofo. Para esta receita, utilizei a mesma frigideira usada para torrar a kasha para depois dourar as cebolas e os cogumelos e, por fim, para cozinhar o ovo.

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Tudo empilhado em uma tigela com o ovo por cima, regado com endro e salsa, é uma refeição moderna e satisfatória com uma forte ligação com a tradição.

Avance: O trigo sarraceno pode ser feito com até 3 dias de antecedência.

Notas de armazenamento: As sobras de trigo sarraceno e a mistura de cebola e cogumelo podem ser refrigeradas, em recipientes herméticos separados, por até 3 dias.

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Ingredientes

  • 1 xícara (6 3/4 onças) de kasha (grosso de trigo sarraceno torrado)
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos, e mais para untar o prato
  • 3/4 colher de chá de sal kosher, dividido, e mais a gosto
  • 2 xícaras de água fervente
  • 2 colheres de sopa de óleo neutro, como semente de uva ou canola
  • 1 cebola grande, cortada ao meio e em fatias finas em meias luas
  • 12 onças de cremini ou cogumelos de botão brancos, aparados e fatiados
  • 1/4 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora e mais a gosto
  • 4 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • 2 colheres de sopa de endro fresco picado

Passo 1

Posicione uma assadeira no meio do forno e pré-aqueça a 350 graus.

Em uma frigideira grande em fogo médio-alto, torrar o trigo sarraceno, mexendo sempre, até que fique um marrom mais escuro e perfumado, 3 a 5 minutos.


Passo 2

Unte levemente uma caçarola coberta de 1 1/2 litro com manteiga. Adicione o kasha torrado e 1/2 colher de chá de sal e misture bem. Despeje a água fervente por cima e salpique a manteiga por cima. Cubra e leve ao forno. Asse até que o líquido seja absorvido; deve demorar de 20 a 35 minutos (comece a checar na marca de 20 minutos e se ainda houver líquido, continue checando a cada 5 minutos). Espalhe o trigo sarraceno com um garfo e cubra para mantê-lo aquecido até a hora de servir.

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etapa 3

Enquanto o trigo mourisco está assando, limpe a frigideira e leve novamente ao fogo médio. Adicione o óleo e aqueça até que comece a brilhar. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que amoleça e fique levemente dourada, cerca de 15 minutos. Adicione os cogumelos, o 1/4 de colher de chá restante de sal e a pimenta e aumente o fogo para médio-alto. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os cogumelos tenham liberado a água e ela tenha evaporado e os cogumelos e as cebolas estejam bem dourados, 12 a 15 minutos. Transfira a mistura para uma tigela e cubra para manter aquecido.


Passo 4

Leve a panela ao fogo médio, acrescente os ovos e cozinhe com o lado ensolarado, fácil demais ou como quiser.

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Para servir, divida o kasha em quatro tigelas. Cubra cada um com um quarto da mistura de cogumelos e cebola, coloque um ovo por cima e decore com salsa e endro. Se desejar, tempere a gosto com mais sal e pimenta.

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Informação nutricional

Calorias: 353; Gordura total: 16 g; Gordura saturada: 4 g; Colesterol: 199 mg; Sódio: 288 mg; Carboidratos: 39 g; Fibra alimentar: 4 g; Açúcar: 4g; Proteína: 15 g.


Receita de nutricionista e colunista de alimentos Ellie Krieger .

Testado por Olga Massov; perguntas por e-mail para [email protected] .

Dimensione e obtenha uma versão da receita para impressão aqui .

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