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Aqui está o que as diretrizes dietéticas do governo deveriam realmente dizer

Eu tenho uma confissão. Quando foi feita a chamada para recrutar membros do comitê consultivo das Diretrizes Dietéticas de 2020, pensei em jogar meu chapéu no ringue. Tenho algumas coisas a dizer e imaginei que talvez houvesse espaço no comitê para um jornalista.

Mas então eu dei uma olhada fria e severa na minha falta de diplomas avançados, bem como em todos aqueles boletins do ensino fundamental que diziam que eu não jogava bem com os outros, e pensei melhor. Além disso, quem precisa de todas aquelas reuniões tediosas quando você pode apenas usar sua coluna para dizer a todos o que você acha que eles deveriam comer?

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Então aqui vai. Se eu estivesse escrevendo as diretrizes dietéticas, faria uma revisão radical. Eu chegaria ao ponto de revisar radicalmente a maneira como avaliamos a dieta. Veja por que e como.

As diretrizes alimentares do governo nos ajudaram a engordar?

A razão de sabermos tão pouco sobre o que comer, apesar de décadas de pesquisa, é que nossas ferramentas são terrivelmente inadequadas. Ultimamente, à medida que os cientistas tentam reproduzir os resultados e fracassam, toda a ciência está examinando seriamente os vieses de financiamento, as travessuras estatísticas e o pensamento de grupo. Todas essas críticas, e mais algumas, se aplicam à nutrição.

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Proeminente na tarefa de mudar a maneira como fazemos ciência está John Ioannidis, professor de pesquisa e política em saúde da Universidade de Stanford. Em 2005, ele publicou Por que a maioria das descobertas da pesquisa são falsas na revista PLOS Medicine, e desde então tem feito manchetes na ciência (embora nem sempre seja amigo). Ele criticou duramente a nutrição em um editorial do British Medical Journal de 2013 intitulado: Resultados implausíveis em pesquisas sobre nutrição humana , no qual ele observou: Quase todos os nutrientes imagináveis ​​têm publicações revisadas por pares que os associam a quase todos os resultados.

Ioannidis me disse que descobrir a conexão entre dieta e saúde - epidemiologia nutricional - é extremamente desafiador, e as ferramentas que estamos lançando para o problema não são proporcionais à complexidade e dificuldade do problema. A maior dessas ferramentas é a pesquisa observacional, na qual coletamos dados sobre o que as pessoas comem e rastreamos o que acontece com elas.

O problema começa com a parte de coleta de dados. Existem algumas maneiras de fazer isso, nenhuma delas particularmente boa. Você pode usar um recall de 24 horas, o que dá aos entrevistados uma chance de lembrar o que realmente comeram, mas não fornece uma amostra representativa da dieta geral. Diários alimentares por um longo período fazem isso melhor, mas as pessoas tendem a comer de forma diferente quando estão monitorando sua dieta para os pesquisadores. A maioria dos grandes estudos populacionais usa questionários de frequência alimentar (FFQs, no jargão da indústria), onde eles pedem às pessoas para contar as porções que comeram de uma ampla variedade de alimentos, muitas vezes ao longo de um ano.

A Food and Drug Administration dispensou centenas de trabalhadores, causando a suspensão de todas as inspeções de rotina nas instalações domésticas de processamento de alimentos. (Luis Velarde / F & Drink)

Não há melhor maneira de entender as deficiências de um FFQ do que preencha um . Talvez você saiba quantas vezes você comeu torta no ano passado, mas você sabe com que frequência você comeu alimentos com óleos adicionados ou com óleos usados ​​na cozinha (não inclua assados ​​ou saladas)? UMA anfitrião de estudos de dados auto-relatados descobriram que até dois terços dos entrevistados relatam comer uma dieta tão inconsistente com suas necessidades calóricas que é implausível.

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Dê esse FFQ a dezenas de milhares de pessoas e você terá um enorme repositório de possíveis correlações. Você pode se concentrar em uma vitamina, macronutriente ou comida e ir para a cidade. Mas não apenas você está começando com dados falhos, você tem um zilhão de variáveis ​​de confusão possíveis - dietéticas, demográficas, socioeconômicas. Já ouvi estatísticos chamarem de mineração de ruído, e Ioannidis é igualmente cético. Com esse tipo de dado, você consegue o resultado que quiser, afirmou. Você pode alinhá-lo às suas crenças.

Ah, crenças. Quase todas as semanas há um novo estudo de um alimento financiado pelas pessoas que lucram com ele. (Marion Nestle, da Universidade de Nova York, acompanha isso há anos; seu livro de 2018 Verdade desagradável detalha suas descobertas.) Mas o viés de financiamento não é o único tipo. Opiniões fanáticas abundam em nutrição, escreveu Ioannidis em 2013, e essas também têm poder de preconceito.

Então, o que fazemos sobre isso? As soluções definitivas não virão de outro milhão de artigos observacionais ou pequenos ensaios aleatórios, diz o subtítulo do artigo de Ioannidis. O ethos dele é queimar a casa.

Frank Hu mora na casa e é compreensivelmente menos entusiasmado com a abordagem incendiária. Ele preside o departamento de nutrição da Harvard’s T.H. Escola Chan de Saúde Pública, indiscutivelmente o marco zero da epidemiologia nutricional. Embora ele reconheça as deficiências da pesquisa em seu campo e respeite as críticas de Ioannidis, ele diz que os pesquisadores de nutrição trouxeram muito para a nossa compreensão de uma dieta saudável e podem resolver os problemas.

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Ele destacou que a coleta de dados está melhorando, com novas ferramentas para avaliar melhor a dieta e verificações da realidade com biomarcadores mensuráveis ​​(teste de sódio na urina de entrevistados em um estudo de sal, por exemplo). E ele não acredita que preconceitos minam a credibilidade da área. Muitas vezes, eles se anulam mutuamente, diz ele, e as recomendações mais confiáveis, como as diretrizes dietéticas (ele estava no comitê de 2015), são o consenso de grandes grupos olhando para a preponderância de evidências. Ainda assim, ele reconhece que há trabalho a ser feito. Se não tivermos desafios, nossa vida será muito chata.

Quando se trata de recomendações dietéticas reais, a discordância é gritante. Ioannidis e outros dizem que não temos ideia, a ciência é tão ruim que não sabemos de nada, Hu me disse. Eu acho isso completamente falso. Sabemos muito sobre os elementos básicos de uma dieta saudável. Ele lista alimentos à base de plantas - frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes - mas reconhece que não entendemos o suficiente para prescrever combinações específicas ou número de porções. A controvérsia em curso, diz ele, gerou muito calor, mas não muita luz, e ele teme que a rejeição de Ioannidis de todo o campo mina o conselho nutricional.

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Mas, se o conselho nutricional não for apoiado, é necessário um pequeno enfraquecimento. Ioannidis é a favor de frutas, vegetais e grãos inteiros, mas a evidência por trás deles é bastante suave, escreveu ele em um e-mail. Estudos observacionais mais antigos mostraram grandes reduções no risco de câncer, mas estudos mais recentes mostram pequenos benefícios, se houver. Quando o benefício em estudos publicados na literatura diminui 10 ou 100 vezes com o tempo, ele continuou, você tem todos os motivos para se preocupar se esse tipo de esforço de pesquisa pode lhe dar respostas confiáveis. A redução do risco de doenças cardíacas permaneceu considerável, observou Ioannidis, mas ainda são dados observacionais, e os problemas de confusão e relatórios de dados significam que não podemos vincular definitivamente a dieta à saúde, um ponto que Hu afirma em sua própria pesquisa .

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Grandes diferenças no que as pessoas comem combinam com outras diferenças. Comedores de plantas pesados ​​são diferentes de, digamos, comedores de carne pesados de todas as maneiras (renda, escolaridade, atividade física, IMC). carne vermelha consumo correlaciona-se com o aumento do risco de morrer em um acidente, tanto quanto morrer de doença cardíaca. A quantidade de fé que colocamos em estudos observacionais é um julgamento.

Nas duas décadas em que tenho escrito sobre nutrição, minha confiança no que sabemos sobre alimentação e saúde diminuiu e eu me encontro no campo de Ioannidis. O que aprendemos, inequivocamente o suficiente para construir um consenso na comunidade nutricional, sobre como a dieta afeta a saúde? Bem, as gorduras trans são ruins. Qualquer outra coisa e você terá resistência de um campo ou de outro.

E então há ovos, comida de pôster para a dieta do tipo nós-não-sabemos-nada-sobre-nada. Costumávamos pensar que eles eram ruins, porque seu teor de colesterol contribuía para doenças cardíacas. Em seguida, eles foram inocentados. Ovos estão bem! E na semana passada, um novo estudo saiu dizendo não tão rápido, eles podem ser ruins afinal. Vamos começar a revirar os olhos.

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Repetidamente, grandes estudos populacionais são cortados em pedaços, e é quase impossível descobrir o que é sinal e o que é ruído. Os pesquisadores tentam fazer isso com ensaios controlados para testar as conexões, mas também apresentam problemas. Eles são caros, então geralmente são pequenos e de curto prazo. As pessoas têm dificuldade em seguir a dieta que está sendo estudada. E os cientistas geralmente procuram o que chamam de desfechos substitutos, como aumento do colesterol em vez de morte por doença cardíaca, uma vez que é impraticável manter um teste em andamento até que as pessoas morram. Embora eu tenha esperança de que possamos melhorar em tudo isso, vai demorar um pouco.

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Enquanto isso, o que fazemos? Hu e Ioannidis, na verdade, têm sugestões semelhantes. Para começar, ambos acham que devemos olhar para os padrões dietéticos em vez de alimentos ou nutrientes isolados. Eles também desejam examinar os conjuntos de dados. Ioannidis enfatiza a transparência. Ele quer abrir dados para o mundo e analisar todos os conjuntos de dados da mesma maneira para ver se algum sinal sobrevive. Hu é mais cauteloso (em parte para salvaguardar a confidencialidade), mas acredita que um acesso mais amplo aos dados e a verificação dos resultados em relação a vários conjuntos de dados ajudarão a identificar efeitos genuínos.

Não acho que alguém seria contra isso - certamente não sou - mas lembra daqueles QFAs? Você ainda está trabalhando com dados falhos e não estou otimista de que obteremos muitos conselhos úteis com esse esforço. Nem Ioannidis. Quando perguntei a ele se essa abordagem teria mais probabilidade de resolver o problema do conselho dietético ou nos dizer o quão pouco sabemos, ele disse provavelmente o último.

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A questão importante - o que já devemos comer ?! - ainda está em cima da mesa, e tenho uma sugestão. Vamos desistir de comer com base em evidências. Não nos deu nada além de problemas e lutas. Nossas ferramentas só conseguem encontrar as ligações mais óbvias entre alimentação e saúde, e já as encontramos. Em vez disso, vamos reconhecer a incerteza e comer para nos proteger contra o que não sabemos. Temos duas barreiras excelentes: variedade e alimentos com nutrientes intactos (o que descreve dietas como a mediterrânea, elogiada por pesquisadores). Se você limitar severamente seus alimentos (vegan, ceto), pode perder algo. Idem se você comer alimentos com pouco valor nutricional (açúcar, grãos refinados). Ah, e preste atenção às duas coisas que podemos dizer com certeza: mantenha o peso baixo e faça exercícios.

Quando comecei a escrever sobre nutrição, costumava dizer que poderia lhe contar tudo o que é importante sobre dieta em 60 segundos. Com o passar dos anos, meu discurso foi ficando cada vez mais curto à medida que truísmos caíam no esquecimento e minha confiança diminuía em um campo onde sabemos menos, em vez de mais, com o tempo. Reduzi para cinco segundos agora: Coma uma grande variedade de alimentos com seus nutrientes intactos, mantenha seu peso baixo e faça algum exercício.

Ah, e jogar bem com os outros é altamente superestimado.