logo

Hipertensão: Veja como a sauna reduz o risco de hipertensão

Você sabia que cerca de 1,13 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de hipertensão? Para os não-versados, hipertensão é quando a pressão do sangue contra as artérias, à medida que fluem, é mais alta do que o normal. Felizmente, além de medicamentos, mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a conter e prevenir a hipertensão. Reduzir a ingestão de sal, parar de fumar, reduzir a ingestão de álcool, aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio e incluir atividade física são algumas das mudanças melhores e fáceis que os médicos costumam recomendar às pessoas com pressão arterial elevada. O distúrbio de saúde também é conhecido como o assassino silencioso, pois os sintomas são facilmente perceptíveis.

Alguns dos sinais comuns do mesmo são dor de cabeça, sangramento nasal, aumento da freqüência cardíaca, náuseas, visão turva e falta de ar, entre outros. Se não for tratada, a doença pode levar a ataque cardíaco, derrame, problemas renais, coagulação do sangue, diminuição da memória e distúrbios oculares, entre outros. Para os não-versados, idade avançada, história familiar, obesidade e estilo de vida pobre são as razões pelas quais as pessoas sofrem com isso.

E agora, aprendemos que o banho frequente na sauna pode ajudar a reduzir o risco de PA elevada. De acordo com um estudo publicado no American Journal of Hypertension, o risco de PA elevada foi quase 50 por cento menor entre os homens que tomavam banho de sauna quatro a sete vezes por semana em comparação com os homens que tomavam sauna apenas uma vez por semana.

De acordo com a pesquisa do Kuopio Ischemic Heart Disease Risk Factor Study (KIHD), que foi conduzida em 1.621 homens de meia-idade que vivem na parte oriental da Finlândia e viu como os hábitos de banho na sauna influenciaram positivamente os níveis de PA.

Os participantes foram divididos em três grupos. Os participantes do grupo A tomavam banho de sauna uma vez por semana, enquanto o segundo grupo as pessoas se deleitavam duas a três vezes por semana. E os participantes do terceiro grupo tomavam banho de sauna quatro a sete vezes por semana. Além disso, esses participantes nunca registraram pressão arterial de mais de 140/90 mmHg. Os pesquisadores os acompanharam por 22 anos. Após 22 anos, os pesquisadores descobriram que 15,5% dos homens desenvolveram hipertensão.

Além disso, eles concluíram que o risco de desenvolver pressão alta era 24% menor entre os homens que preferiam um banho de sauna duas a três vezes por semana. E o risco era 46% menor entre aqueles que tomavam banho de sauna quatro a sete vezes por semana.

O estudo explicou que o banho de sauna diminui a pressão arterial sistêmica ao afetar os mecanismos biológicos. À medida que tomamos banho, a temperatura corporal sobe até 2 graus Celsius e leva à vasodilatação dos vasos. Isso não é tudo, também melhora a função endotelial (a função da camada interna dos vasos sanguíneos).Conforme vários relatórios, o banho de sauna também ajuda a reduzir as doenças cardiovasculares, doenças neurocognitivas, doenças pulmonares e distúrbios de saúde mental, entre outros.

Resultado

Certifique-se de ter uma dieta balanceada que inclui frutas e vegetais e suplementos a mesma com atividade física incluindo banhos de sauna para resultados ideais. Certifique-se de consultar um médico antes de começar o banho na sauna.