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Estressado? Veja como você pode fazer ioga para paz mental e controle do estresse, de acordo com um especialista

A pandemia, junto com o bloqueio confinado, afetou a saúde física e mental de quase todas as pessoas. Ficar trancado dentro de casa, incapaz de sair para tomar ar fresco, deixou-nos inquietos e agitados. Tomar medidas ativas para desestressar e acalmar nossa ansiedade pode ser muito eficaz.

Embora todos os tipos de exercícios possam melhorar o seu humor, reduzindo os níveis de hormônios que causam estresse, também aumentam a produção de substâncias químicas que o fazem sentir bem, conhecidas como endorfinas, e trazem mais sangue oxigenado para o cérebro. A ioga, no entanto, tem benefícios adicionais, pois afeta o humor ao elevar os níveis de uma substância química do cérebro chamada ácido gama-aminobutírico (GABA), que está associada a um melhor humor e diminuição da ansiedade. Sentimentos de estresse, ansiedade e depressão são acalmados à medida que aumentamos o ritmo e retomamos o controle. A ioga pode ajudar a reduzir a raiva, a reatividade e a melhorar o sono, ao mesmo tempo que afeta positivamente o humor. Com o Yoga, conforme sua reatividade emocional se esgota, você tem uma resposta mais moderada quando se depara com situações estressantes.

Contraditório à crença popular, alongar ou se tornar mais flexível não é apenas o objetivo do Yoga. É uma forma de se conectar com seu eu interior e seu corpo. É a arte de praticar a atenção plena que promove o relaxamento ao estimular o sistema nervoso parassimpático. Isso ajuda significativamente a acalmar sua mente e mudar seu corpo para o modo de 'descanso e restauração. Diz-se que o Yoga oferece cura completa para você Atma (alma), Mana (mente e Tan (corpo).

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Dada a agitação de nossas vidas diárias, a maioria de nós está extremamente desconectada de nosso corpo e mente, o que nos mantém com os pés no chão e centrados. Ao desenvolver uma conexão mais profunda e confiança com nosso corpo, criamos uma base para uma melhor saúde mental. Estresse e ansiedade são problemas perigosamente prejudiciais para o corpo e a mente. Eles roubam sua alegria e senso de realização. Embora possa não soar como uma prova, tem o potencial de se manifestar como uma doença no corpo. A ioga e a meditação reduzem a atividade do sistema límbico, a parte do cérebro dedicada às emoções. Yoga compreende Asanas para o corpo, Pranayama para a respiração e meditação para a mente. Aqui estão alguns Asanas que você pode experimentar para alcançar a paz interior e livrar sua mente de qualquer estresse persistente.

Pranayama

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Os pranayamas nos ensinam que, ao respirar de uma maneira específica, o suprimento de oxigênio para o cérebro e os vasos sanguíneos tende a aumentar. Isso alivia os sintomas da asma, reduz o estresse, a ansiedade e aumenta a resistência mental.

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Pose de ponte

Conhecido como Setu Bandhasana, este Asana pode melhorar a circulação sanguínea em seu corpo. Este exercício ajuda a reduzir a ansiedade, as dores nas costas e a insônia, ao mesmo tempo que proporciona um alongamento suave das pernas e costas.

Pose de camelo

A postura do camelo ajuda a liberar o estresse e melhora a circulação sanguínea em seu corpo. Isso leva a um bom suprimento de oxigênio, que pode ser calmante para sua mente e seu corpo.

yogasana para pressão alta

Pose de criança

Este asana acalma o sistema nervoso e o sistema linfático do corpo. A postura de repouso ajuda a aliviar o estresse e acalma a mente.

gerenciamento de estresse

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Diz-se que a ioga tem um efeito calmante sobre a mente e o corpo. Esses asanas têm um efeito de alívio do estresse. Praticar Yoga ajuda a equilibrar e fortalecer o corpo, combinado com o foco de acalmar e limpar a mente, refletindo na mente, permitindo que a pessoa administre melhor o estresse enquanto atinge a paz interior.

Sobre o autor: Dr. Manoj Kutteri, Diretor de Bem-Estar, Centro de Bem-Estar Atmantan

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