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Este vegano à bolonhesa está repleto de sabores familiares e reconfortantes

Você pode ter percebido duas coisas sobre mim e o gosto da minha comida ao longo dos anos: primeiro, que sou fã de tempeh, o tradicional bolo de soja fermentado da Indonésia que acho que deveria ser mais popular do que é. Em segundo lugar, não sou fã de espaguete, que (até recentemente) chamei de aguado e sem graça.

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Bem, uma receita que usa o primeiro me fez reexaminar meu pensamento sobre o último. E talvez possa fazer o mesmo por você, seja você um fã de ambos ou de nenhum.

Como apreciar espaguete com abóbora sem sempre fingir que é macarrão

Vamos pegar o tempeh. Pode parecer misterioso se você nunca cozinhou com ele antes, e em seu estado cru, talvez não seja muito bonito (pelo menos aos olhos de alguns observadores). Mas é uma fonte de alimentação nutricional, e quando você sabe como cozinhá-lo (como qualquer coisa, na verdade), pode surpreendê-lo com sua versatilidade.

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Aqui, você rala, doura e combina com muito alho, além de cebola, tomate e vinho para uma versão vegana do molho à bolonhesa que fica bem mais rápido. Ele absorve os sabores do molho e, acredite, você não dá uma mordida nisso e pensa: Isso é tempeh? Você pensa, Yum.

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A seguir: espaguete de abóbora. Minha colega Becky Krystal escreveu recentemente um artigo sobre ser mais aberta para aprender a melhor forma de usá-lo, e me deparei com uma técnica que mudou minha opinião: você assa em fogo bastante alto, sem a necessidade da água típica na assadeira , e mantém o secador de abóbora, o que concentra melhor o seu sabor.

Para este prato, você o rala para formar uma base parecida com uma massa para o tempeh à bolonhesa, mas não vou culpá-lo se quiser colocar o molho em qualquer outra coisa que você gostaria: macarrão, é claro, ou polenta, ou purê ou batatas assadas ou assadas.

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Na verdade, trata-se de duas receitas em uma. Escolha e escolha: um, o outro - ou ambos.

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Ingredientes

  • 1 abóbora espaguete grande (2 1/2 libras)
  • 1 1/4 colher de chá de sal marinho fino, dividido, e mais a gosto
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino recém-quebrada, dividida, e mais a gosto
  • 4 colheres de sopa de azeite virgem extra, dividido
  • Um pacote de tempeh (8 onças), ralado nos grandes orifícios de um ralador de caixa
  • 1 cebola amarela média (cerca de 10 onças), finamente picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 xícara de vinho tinto seco
  • Uma lata (28 onças) de tomate esmagado sem sal ou purê de tomate (3 xícaras)
  • 3 colheres de sopa de folhas frescas de manjericão, picadas

Passo 1

Posicione uma grade no meio do forno e pré-aqueça a 450 graus.


Passo 2

Corte o espaguete ao meio, no sentido do comprimento, raspe e descarte as sementes (ou guarde-as para assar). Polvilhe com 1/4 colher de chá de sal e 1/4 colher de chá de pimenta e coloque, com o lado cortado para cima, em uma assadeira grande com borda. Asse por cerca de 40 minutos ou até que a abóbora fique macia quando pressionada. Quando a abóbora estiver fria o suficiente para ser manuseada, use um garfo para raspar a polpa fibrosa em uma tigela média.

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etapa 3

Enquanto isso, em uma frigideira média em fogo médio-alto, aqueça 3 colheres de sopa de óleo até brilhar. Adicione o tempeh e refogue até começar a ficar dourado escuro, mexendo de vez em quando e raspando o fundo da panela, 8 a 10 minutos. (O tempeh vai absorver o óleo rapidamente; tudo bem.)

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Passo 4

Junte a 1 colher de sopa de azeite restante, a cebola e 1 colher de chá de sal e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que a cebola amoleça, cerca de 5 minutos. Adicione o alho e orégano e cozinhe até cheirar, cerca de 2 minutos. Junte o vinho tinto e remova o glacê da panela, raspando todos os pedaços grudados no fundo e nas laterais da panela. Deixe o líquido ferver até que esteja quase evaporado, cerca de 4 minutos.


Etapa 5

Junte os tomates, reduza o fogo para médio, tampe a frigideira e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o molho escurecer e engrossar e os sabores fundirem, cerca de 20 minutos. Prove e adicione mais sal e pimenta, se necessário. Junte o manjericão e sirva sobre a abóbora assada.

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Informação nutricional

Calorias: 402; Gordura total: 21g; Gordura saturada: 4g; Colesterol: 0mg; Sódio: 819 mg; Carboidratos: 48g; Fibra dietética: 10g; Açúcar: 17g; Proteína: 16g.


Adaptado de O livro de receitas vegano completo pelo Natural Gourmet Center (Clarkson Potter, 2019).

Testado por Joe Yonan; perguntas por e-mail para [email protected] .

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