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O que um mês de jejum no Ramadã faz, espiritual e fisicamente?

Este é o segundo de uma série semanal sobre gerenciamento de refeições, nutrição e muito mais durante o Ramadã.

O Ramadã atrapalha minha vida da melhor maneira possível. É a única época do ano em que minha família se reúne todos os dias durante um mês para jantar, chamado iftar. É a única época do ano em que meu marido e eu também tomamos café da manhã (suhoor) juntos, todos os dias durante um mês. Acordamos ao mesmo tempo. E sob as luzes fracas, ele come seu pão naan e queijo kefir, eu como minha aveia durante a noite. Quando o bebê consegue dormir, conversamos sem interrupções. É uma coisa linda.

Crescendo, muitas vezes como o único muçulmano da minha classe, as pessoas me perguntavam por que eu estava jejuando. Minha resposta foi simples: jejuamos porque queremos sentir por aqueles que são menos afortunados; jejuamos para nos lembrarmos de como somos abençoados.

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É uma resposta simples e compreensível, mas também há algo mais profundo. A principal razão pela qual jejuo é que acredito que é o que Deus pediu de mim, como um meio de aumentar minha fé e aproximar-me de minha alma. O Ramadã desvia a atenção do físico e se concentra no espiritual, o que costuma ser ignorado no resto do ano. As pontadas de fome são um lembrete de que sou muito mais do que meu eu físico. Durante a última semana de jejum, vários de meus colegas comentaram que eu parecia muito mais calmo. Ainda estou correndo para riscar as linhas da minha lista de tarefas. No entanto, de alguma forma, também consigo orar e meditar todos os dias - de manhã cedo, antes do nascer do sol, duas vezes quando volto do trabalho e duas vezes antes de ir para a cama. É algo que raramente consigo fazer em qualquer outra época do ano. É por isso que preciso do Ramadã.

Estou jejuando para o Ramadã, mas a vida não pode desacelerar. Como faço para tirar o melhor proveito disso?

Obrigado a todos que leram meu primeiro registro de diário, especialmente aqueles que reservaram um tempo para comentar e me dar conselhos sobre como superar os desafios deste mês. Muitas pessoas sugeriram que eu simplesmente abandonasse minha religião: sem religião, sem jejum, sem problemas. Honestamente, esse é um bom ponto. Por que eu estava reclamando de algo que escolhi fazer? Ninguém está me forçando a jejuar ou a ser muçulmano. Essas são decisões conscientes e acho que sou melhor por tê-las feito.

O jejum, por acaso, também é bom para o corpo. Para saber mais sobre isso, falei com Mark Mattson , professor de neurociência na Universidade Johns Hopkins e chefe do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Envelhecimento. De acordo com sua pesquisa, ele diz que o jejum pode ser benéfico tanto mental quanto fisicamente, quando feito da maneira certa.

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Seguem trechos editados de nossa conversa:

Você pode me dizer o que acontece com o corpo humano quando fica privado de comida por 16 horas consecutivas?

Mark Mattson : Vamos começar com um padrão típico de alimentação ocidental, que é três refeições por dia mais lanches. Cada vez que você faz uma refeição, a energia - principalmente a glicose - vai para o fígado e é armazenada na forma de glicogênio. E essa energia do fígado é sempre usada primeiro. Essencialmente, nunca se esgota em pessoas que comem três refeições por dia, a menos que façam exercícios prolongados e vigorosos. Portanto, quando você jejua de 10 a 12 horas, nesse ponto as cetonas são produzidas a partir das gorduras. As cetonas são uma excelente fonte de energia para as células do corpo e do cérebro. Na verdade, muitos laboratórios estão descobrindo que têm uma série de efeitos benéficos no cérebro, incluindo o aprimoramento do aprendizado e da memória e uma espécie de efeito anti-ansiedade ou efeito antidepressivo.

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Então, agora são 16 horas por dia de jejum durante o Ramadã - isso é o suficiente para acionar uma chave metabólica e elevar as cetonas, pelo menos por aproximadamente quatro horas. Mas se você se exercitar no final do dia de jejum, isso aumenta ainda mais as cetonas. Fizemos estudos com animais em que observamos a função cerebral, o aprendizado e a memória e, se combinarmos o jejum com exercícios, há uma espécie de impulso aditivo em termos de otimização ou aumento da função cerebral.

receitas de jantar com caldo de carne

Então, jejuar no Ramadã é uma coisa boa, então?

Tive alguns muçulmanos em meu laboratório, e um em particular não fazia muito exercício. Ele ganhou peso durante o Ramadã por causa de comer demais à noite. Então, do ponto de vista científico, durante o Ramadã é melhor não comer demais durante a noite. E se você já está se exercitando - continue se exercitando.

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O que estamos descobrindo em nossos estudos com humanos é que, na verdade, leva várias semanas, pelo menos, para que todo o seu sistema se adapte a esse novo padrão alimentar. Nas primeiras duas semanas, provavelmente muitas pessoas ficarão irritadas e teimosas. Algumas pessoas têm dores de cabeça, principalmente mulheres por algum motivo. Não sabemos por quê.

Voltando a uma perspectiva científica, é importante se manter hidratado. Eu sei que durante o Ramadã deste ano, os muçulmanos não comem ou bebem por 16 horas. Eu sugeriria que é melhor quando você bebe.

Beber líquidos durante o dia não é realmente uma opção. Existe uma maneira de garantir que os observadores do Ramadã possam se manter hidratados?

Acho que durante as oito horas que você não está em jejum, se você pudesse ingerir oito xícaras de líquido, isso seria bom.

Reem Akkad é produtor sênior da equipe de vídeos originais da F & Drink.